A porta-voz dos serviços de emergência, Michela Canova, informou inicialmente que havia cinco pessoas mortas, mas depois elevou o número para "seis vítimas confirmadas".

O glaciar faz parte da montanha Marmolada e está situado na cadeia montanhosa das Dolomitas.

Dois dos feridos foram transferidos para o hospital Belluno, um para Treviso e cinco para Trento, disse a porta-voz, sem fornecer mais detalhes sobre a nacionalidade das vítimas.

"Uma avalanche de neve, gelo e rocha atingiu a estrada de acesso no momento em que vários grupos de alpinistas estavam lá, alguns dos quais foram arrastados", explicou. "O número de alpinistas afetados ainda é desconhecido", acrescentou.

La Marmolada é o maior glaciar das Dolomitas, localizada no leste dos Alpes.

Vários helicópteros participam nas operações de resgate e vigilância. A avalanche ocorreu um dia depois de serem atingidas temperaturas recordes de 10°C no topo do glaciar.

Segundo Renato Colucci, especialista em glaciares citado pela agência italiana AGI, o fenómeno vai repetir-se, já que "as temperaturas nos Alpes estão muito acima dos indicadores usuais".

De acordo com o departamento de proteção civil da região de Veneto, no nordeste da Itália, "todas as equipas de proteção alpina da área foram mobilizadas".

Imagens registadas de um abrigo mostram como neve e rocha começaram a cair da montanha. Outras imagens mostram a avalanche a arrastar tudo no seu caminho.

(Notícia atualizada às 19h57)

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.