Em entrevista ao The New York Times, Nancy Pelosi salientou que “se o presidente tivesse desistido mais cedo, poderia ter havido outros candidatos na corrida”.

Apesar de não ser algo confirmado publicamente, nos corredores da Casa Branca é sabido que foi Pelosi que liderou a pressão nos democratas para que Biden desistisse da corrida eleitoral, algo que aconteceu apenas no final de julho.

Mal saiu, Biden apontou logo a vice-presidente Kamala Harris para ocupar o seu lugar. Pelosi diz, contudo, que a "expetativa era que, se o presidente se afastasse, haveria primárias abertas".

Esta posição, de acordo com a ex-presidente da Câmara dos Representantes, faria com que umas eleições primárias abertas tivesse envolvido mais candidatos democratas a competir pelo lugar que acabou por ser de Kamala Harris.

"Como o presidente apoiou Kamala Harris imediatamente, isso realmente tornou quase impossível a realização de primárias naquele momento. Se tivesse sido muito antes, teria sido diferente", referiu.