Três passageiros britânicos, com 31, 38 e 48 anos, que foram detidos após a aterragem e foram interrogados pela polícia. Segundo as autoridades, nenhum destes é conhecido dos serviços de segurança.

Saído de Ljubljana com destino a Londres, o Airbus A319 fez um desvio depois dos passageiros informarem a tripulação "que vários homens estavam a falar de assuntos terroristas", segundo um porta-voz da polícia, citado pela AFP.

Após a aterragem em Köln-Bonn, numa área de segurança do quinto maior aeroporto da Alemanha, por volta das 18h00 (hora local), a polícia fez desembarcar os 151 passageiros utilizando os slides de emergência e isolou uma mochila pertencente aos suspeitos, que acabou por ser detonada.

Os três homens foram entregues à polícia de Colónia, que os interrogou sobre "suspeitas de planeamento de crime grave contra o Estado".

A polícia inspeccionou o avião com cães pisteiros e não encontrou nada.

O tráfego aéreo foi interrompido entre 19h00 e 22h00 (hora local) e 10 voos foram desviados nesse período, enquanto 20 partidas foram adiadas.

Uma porta-voz da EasyJet confirmou o desvio do voo e justificou a medida. "O piloto tomou a decisão como uma precaução para permitir que a aeronave passasse por verificações de segurança adicionais em Köln-Bonn, onde a aeronave foi vista pela polícia".

A porta-voz agradeceu ainda a compreensão dos passageiros e referiu que "a segurança dos passageiros e da tripulação da EasyJet é a maior prioridade".