José Luís Carneiro está de visita ao Canadá e reuniu-se hoje em Otava, com o ministro da Cidadania e Imigração do Canadá John McCallum.

"Abordámos a necessidade de concluirmos o memorando de entendimento relativo à mobilidade juvenil, nomeadamente de jovens que desenvolvem hoje a atividade de pós-graduação", afirmou José Luís Carneiro.

O programa International Experience Canada (IEC, sigla em inglês) facilita a cooperação bilateral na mobilidade jovem entre ambos os países, proporciona oportunidades para os jovens canadianos e cidadãos dos países que integram o acordo, entre os 18 aos 24 anos. Integram atualmente o acordo com o 33 Canadá países.

O secretário de Estado das Comunidades mostrou-se bastante satisfeito pela "grande abertura" dos responsáveis federais canadianos para que o Acordo de Mobilidade Juvenil possa ser uma realidade.

"Houve uma grande abertura do ministro para desenvolver as diligências necessárias tendo em vista a conclusão desse memorando de entendimento destinado a promover essa mobilidade em jovens portugueses e canadianos no âmbito das pós-graduações, que é um nível de qualificação e de aprendizagem que interessa aos dois países.", frisou José Luís Carneiro.

O governante reuniu-se ainda com o deputado federal canadiano Boris Wzresnewskyj, presidente do Comité Parlamentar para a Cidadania e Imigração de quem sentiu uma "palavra de estímulo, de conforto e de abertura".

José Luís Carneiro afirmou que gostava que em 2017 o Acordo Bilateral de Mobilidade Juvenil entre o Canadá e Portugal pudesse ser assinado numa altura em que o Canadá celebre o seu 150.º aniversário.

"Assumimos uma vontade política de concluirmos esse acordo, por parte de Portugal e ao mesmo tempo sentimos uma mesma vontade política do ministério da imigração", concluiu.

O secretário de Estado das Comunidades seguiu hoje para Vancouver onde vai permanecer até ao dia 2 de novembro, depois viajará para S. Francisco nos Estados Unidos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.