“Estamos a fazer a revisão do nosso velho Tratado de Amizade e Cooperação”, disse Josep Borrell, acrescentando que o acordo assinado em 1977 está “antiquado” e precisa de ser atualizado com as “coordenadas da integração europeia e do mundo de hoje”.

O novo texto deverá ser assinado “numa das próximas cimeiras bilaterais”, segundo o chefe da diplomacia espanhola.

“Creio que também será um impulso à cooperação, à integração e à Europa”, insistiu Josep Borrell que estava acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, com quem teve um almoço de trabalho onde foram discutidos temas da atualidade bilateral, europeia e internacional.

Portugal e Espanha realizam anualmente cimeiras bilaterais, estando a próxima prevista para ter lugar na Guarda em junho próximo.

O Tratado de Amizade e Cooperação entre Portugal e Espanha foi assinado a 22 de novembro de 1977 e ratificado a 17 de abril de 1978, com o objetivo de reforçar os laços de amizade e solidariedade entre os dois países acabados de sair de um período em que cada um esteve sujeito a uma longa ditadura.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.