"No âmbito da próxima Cimeira ibérica, em Valladolid, no próximo mês de novembro, vamos trabalhar no sentido de propor à União Europeia um reforço do investimento nas regiões de mais baixa densidade, com programas especificamente dirigidos", anunciou Pedro Siza Vieira.

O ministro falava na Assembleia da República, em Lisboa, num debate sobre interioridade, argumentando que a "proposta conjunta da república portuguesa e do reino de Espanha, identificando problemas comuns que podem ser atacados por via da cooperação transfronteiriça é a próxima batalha" travada em conjunto com o país vizinho.

"Se nós nos preocupamos com a questão da desertificação e da demografia em queda, este elemento é muito mais severo no reino de Espanha. Em Espanha, 53% do território tem uma densidade populacional inferior a 12,5 habitantes por quilómetro quadrado", sustentou, acrescentando que em Portugal só "uma pequena fração" do território tem esses níveis de densidade, na zona raiana.

A próxima cimeira luso-espanhola, que vai juntar, pela primeira vez naquele tipo de encontros, os primeiros-ministros António Costa e Pedro Sánchez, decorrerá em 21 de novembro, na cidade espanhola de Valladolid.