Em comunicado, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, anunciou a nomeação de Aguiar Machado, um funcionário de topo da Comissão Europeia, para chefiar a representação da UE junto da OMC, em Genebra.

Aguiar Machado transita da DG-MARE, cuja liderança assumiu em 2015, depois de ter sido diretor-geral da Mobilidade e Transportes.

Licenciado em Economia e Finanças com uma especialização em integração europeia, o seu currículo inclui ainda uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional, em 1985, antes de integrar os quadros das instituições europeias.

A nomeação de Aguiar Machado acontece num contexto de más relações entre os Estados Unidos e a OMC, com Washington a ameaçar abandonar a instituição atualmente dirigida pelo brasileiro Roberto Azevedo.

A lista das nomeações hoje divulgadas inclui ainda Rosário Bento Pais, chefe de unidade na Direção-geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento, para responsável pela delegação da UE no Gabão.

O comunicado confirma ainda que Sónia Neto, conselheira de política internacional na Comissão Europeia, irá chefiar a delegação da UE junto da Guiné-Bissau.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.