O “Página 1”, transmitido ainda antes do 25 de Abril de 1974, "foi um dos programas mais importantes da rádio portuguesa, que muito contribuiu para divulgar as vozes que foram ajudando a construir o clima político, social e cultural que deu origem ao triunfo do 25 de Abril”, segundo comunicado da SPA.

O "Página 1", realça a SPA, “organizou eventos que deram a possibilidade aos cantores-autores desse período de mudança de fazerem ouvir ao vivo as suas vozes, apesar do muito apertado crivo da censura”.

Jornalista e radialista na Alemanha, José Manuel Nunes foi também administrador da RDP, "uma carreira de referência também como gestor da rádio pública portuguesa”.

José Manuel Nunes, na Rádio Renascença-Emissora Católica Portuguesa, fez o seu primeiro programa aos 16 anos e entrou nos quadros em 1968.

Em 1973, emigrou para a Alemanha, onde fez parte dos quadros da Deutsche Welle. O Presidente da República Federal Alemã condecorou-o pelos serviços prestados na Deutsche Welle. Regressado a Portugal, na RDP foi autor do programa “Contraponto”, e, posteriormente, chefiou a Antena1.

O radialista fez parte dos quadros da Teledifusão de Macau em 1983 e regressou a Lisboa, onde assumiu as funções de diretor de programas da RDP, cargo que ocupou de 1984 a 1991. Data desta altura a criação da campanha “Pirilampo Mágico” e do Prémio Jovens Músicos, que ainda hoje se realizam.

No início da década de 1990, fez parte da administração da Orquestra Clássica do Porto e, em 1992, foi nomeado diretor da Antena 2, onde se manteve até ser nomeado presidente do conselho de administração da RDP, em 1995, cargo que exerceu até 2002.

O prémio será entregue “em data a anunciar”, no auditório Frederico de Freitas, na sede da SPA, em Lisboa.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.