Conte, um jurista especializado em direito civil e administrativo sem passado político, vai apresentar pela segunda vez ao Presidente italiano, Sergio Mattarella, a sua equipa governativa.

Os futuros ministros do novo Governo italiano deverão prestar juramento na sexta-feira, numa cerimónia agendada para as 16:00 locais (15:00 hora de Lisboa), disse o secretário-geral da Presidência italiana, Ugo Zampetti.

A lista dos novos ministros deverá ser conhecida em breve.

Sergio Mattarella convocou hoje à noite Giuseppe Conte depois de o M5S e a Liga terem chegado a acordo, também hoje anunciado.
No domingo passado, Giuseppe Conte renunciou à tarefa de formar um novo Governo italiano, face às dificuldades encontradas então para escolher o seu executivo.

Giuseppe Conte chegou a esta decisão depois dos problemas que suscitaram a candidatura como ministro da Economia do eurocético Paolo Savona, de 81 anos, conhecido pelas suas posturas anti-euro.

Itália, que realizou eleições gerais em 4 de março, está sem Governo há quase três meses.

Na segunda-feira, o Presidente da República italiano deu a responsabilidade a Carlo Cottarelli, um ex-quadro do Fundo Monetário Internacional (FMI), de procurar constituir um Governo neutral de tecnocratas para conduzir o país para eleições antecipadas.

Hoje, Cottarelli recuou, abrindo caminho ao Governo político do M5S/Liga.

“Já não é necessário formar um Governo de tecnocratas”, disse o antigo diretor do FMI aos jornalistas depois de se ter encontrado com o Presidente da República para renunciar, formalmente, ao cargo.

Os líderes do M5S e da Liga anunciaram hoje que foram reunidas “todas as condições” para formar um Governo de unidade nacional.

“Foram reunidas todas as condições para um governo político M5S/Liga”, anunciaram hoje Luigi di Maio e Matteo Salvini num comunicado divulgado pelo M5S.

[Notícia atualizada às 21h36]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.