A pessoa em questão foi infetada durante uma estadia numa área de África onde atualmente há um grande surto de Mpox Clade 1, segundo a agência.

A notícia chega poucas horas depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o surto de Mpox em partes de África era agora uma emergência de saúde pública global.

Pelo menos 548 pessoas morreram na República Democrática do Congo e desde então a doença espalhou-se para áreas da África Central e Oriental.

O Mpox, que antes era conhecida como "varíola dos macacos", é transmitida por contacto próximo, como sexo, pela pele, conversa ou respiração perto de outra pessoa.

A doença causa sintomas semelhantes aos da gripe, lesões na pele e pode ser fatal, com quatro em cada 100 casos a levar à morte.

Existem dois tipos de Mpox, Clade 1 e Clade 2 e este Clade 2 causou a emergência de saúde pública em 2022, e apareceu na Suécia.

A agência de saúde pública sueca disse que o Clade 1 provavelmente está ligado a "um aumento maior de e mais grave da doença e maior mortalidade".

O Clade 1 era normalmente transmitido por meio de contactos próximos dentro de casa e, frequentemente, por crianças, enquanto a variante mais branda era transmitida principalmente por contacto sexual.