Segundo a convocatória da reunião, à qual a agência Lusa teve acesso, além das deliberações em relação ao congresso nacional e à eleição direta para a liderança do partido - processos que deverão ocorrer entre o final de abril e maio -, este órgão dos socialistas é também chamado a marcar o calendário dos congressos federativos.

A reunião da Comissão Nacional do PS no Porto abre com um ponto dedicado à análise da situação política, seguindo-se a marcação da data e do local do congresso nacional deste partido.

Neste ponto, os membros da Comissão Nacional do PS votam também propostas da direção de regulamentos para a eleição direta do secretário-geral e para a eleição dos delegados ao XXIII Congresso Nacional.

Depois, segundo a ordem de trabalho, será eleita a Comissão Organizadora do XXIII Congresso Nacional do PS, seguindo-se a aprovação de uma proposta de regulamento para a eleição da presidente e da Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas.

Ainda nesta reunião, serão marcadas as datas dos congressos federativos, bem como votados os respetivos regulamentos.

Segundo fonte do PS, os congressos federativos deverão realizar-se antes do nacional, sendo muito provável que ocorram no primeiro trimestre do próximo ano.

Ainda em relação a calendários internos dos socialistas, na reunião da Comissão Nacional do Porto deverá ser aprovada uma "proposta de recomendação de datas para a realização das eleições das comissões políticas concelhias e secções" - um processo que deverá ter lugar no início do ano.