Vladimir Putin, presidente da Rússia, está a equacionar limitar a exportação de cereais da Ucrânia para a Europa. Foi o próprio líder russo que o revelou esta quarta-feira durante o Fórum Económico Oriental, que se realiza em Vladivostok, de 5 a 8 de setembro.
Durante a sua intervenção, Putin sugeriu então "limitar a exportação de cereais para a Europa", referindo depois que irá discutir essa questão com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. "Quase todo o grão exportado da Ucrânia foi para os países da União Europeia e não para os países mais pobres, que levaram apenas dois navios. Os europeus continuam a agir como colonialistas, enganando os países mais pobres", revelou Putin, salientando ainda que "a compra de alimentos pelos estados ocidentais provoca um aumento nos preços, o que se pode transformar em tragédia para os países mais pobres"
O presidente da Rússia falou ainda sobre a guerra na Ucrânia, garantindo que o seu país "não perdeu nada e não perderá nada, mas fortaleceu sua soberania". Putin deixou ainda a 'promessa' que será "impossível" isolar a Rússia, "basta olhar para o mapa", acrescentando que a "febre das sanções no Ocidente" está "a ameaçar o mundo inteiro".
Comentários