A porta-voz dos serviços de emergência locais Alena Kisiala disse à televisão pública checa que quatro passageiros morreram na sequência de ferimentos sofridos.
De acordo com a televisão pública, o acidente ocorreu pouco antes das 21:00 GMT (22:00 em Lisboa), perto da estação de Pardubice, cerca de 100 quilómetros a leste de Praga.
Cerca de 300 passageiros, entre os quais muitos estrangeiros, seguiam a bordo do comboio, indicou a televisão, que mostrou imagens de uma carruagem descarrilada e de sobreviventes a embarcar em autocarros perto da estação principal de Pardubice.
“O trabalho de salvamento foi complicado porque a primeira carruagem estava deformada. Isso dificultou o acesso aos feridos”, disse um bombeiro aos jornalistas no local.
Cerca de 60 bombeiros, dois helicópteros e nove ambulâncias foram mobilizados, de acordo com os serviços de emergência.
O comboio privado Regiojet viajava de Praga para a cidade ucraniana de Chop, na fronteira com a Eslováquia.
A principal linha ferroviária que liga Praga a Brno e Ostrava, a segunda e terceira maiores cidades do país, respetivamente, vai permanecer fechada durante várias horas, disse o Ministro dos Transportes checo, Martin Kupka.
Está a decorrer uma investigação sobre as causas do acidente, acrescentou.
Pardubice foi palco do pior acidente ferroviário da história do país, em 1960: 118 pessoas morreram e cerca de uma centena ficou ferida numa colisão frontal entre dois comboios de passageiros a norte da cidade.
Comentários