Numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República pode ler-se que Marcelo Rebelo de Sousa "felicitou por telefone o novo líder eleito do PSD, Rui Rio", que venceu as eleições diretas sociais-democratas de sábado, derrotando Pedro Santana Lopes.
O Presidente da República, de acordo com a mesma curta nota, receberá Rui Rio "em audiência a 19 de fevereiro, imediatamente após o congresso do partido".
O congresso do PSD irá decorrer em Lisboa, entre 16 e 18 de fevereiro.
O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio foi eleito, no sábado à noite, presidente do PSD com 54,37% dos votos, com uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais para Pedro Santana Lopes, informou o partido.
Rui Rio será o 18.º presidente do PSD desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Pedro Passos Coelho, eleito em 2010.
No seu discurso de vitória, Rui Rio afirmou que seguirá o legado deixado por Francisco Sá Carneiro e avisou que o atual Governo terá com a nova liderança do PSD uma "oposição firme e atenta", mas "não demagógica ou populista".
Pedro Santana Lopes assumiu a responsabilidade pelos resultados nas eleições diretas para a liderança do PSD, mas disse estar de consciência tranquila e assegurou que vai continuar no combate político.
Comentários