No que toca ao alojamento, a Rede das Aldeias de Montanha oferece a possibilidade de uma estadia diferente, em casas no sopé da montanha.

Quanto a unidades de turismo rural, aqui seguem algumas sugestões:

Casas do Soito

Rua da Eira de Costa, 106270-651 Lapa dos Dinheiros

T. 934 560 401

Site: http://www.casasdosoito.com/

E-mail: info@casasdalapa.com

Abrigo da Montanha

Rua Fundo do Povo 6270-151 Sabugueiro

T. 238 315 329

Site: www.abrigodamontanha.pt

E-mail: reservas@abrigodamontanha.com.pt

Casas do Pastor

Rua da Laginha 1, Póvoa Velha 6270-373 Seia

T. 238 393 262 | 962 622 912 | 912 532 976

Site: http://www.casadopastor.com

E-mail: info@casadopastor.com

Casa da Ribeira do Círio

Rua Sítio da Ribeira 6270-644 Vila Cova à Coelheira

T. 965 471 055 | 238 085 502

Site: https://www.ribeiradocirio.pt/

E-mail: info@ribeiradocirio.pt

Em Seia poderá provar os verdadeiros sabores da montanha. O Queijo da Serra da Estrela, o Requeijão de Seia, o pão de centeio, a broa, o bolo negro de Loringa, o mel, os enchidos e o cabrito serrano são todos finíssimos exemplares da gastronomia da região da Serra da Estrela. Sem esquecer, claro está, o Vinho do Dão.

Onde poderá comprar estes produtos:

  • Queijo Serra da Estrela e Requeijão de Seia: pode ser adquirido em vários estabelecimentos comerciais na cidade de Seia.
  • Pão do Sabugueiro: o "Pão do Sabugueiro", uma marca regional de "Seia - Serra da Estrela", é fruto de uma receita ancestral oriundo do Sabugueiro. Pode ser adquirido nos supermercados locais e nacionais.
  • Pão do Museu do Pão: comercializado pelo Museu do Pão (pode ser adquirido no próprio museu e nos supermercados).
  • Broa e Bolo Negro de Loriga: com mais de 150 anos, é um bolo exclusivo da vila de Loriga, original no formato (retangular) e na cor escura, por causa da canela que lhe é adicionada. Diz-se que o bolo terá sido uma herança da colónia inglesa que se estabeleceu nesta vila serrana. Outro dos atrativos em Loriga é a Broa, feita com farinha de milho moída por um dos poucos moleiros da região, que vem diretamente dos moinhos de água de Sandomil e da Ponte de Jugais, Seia. Comercializado pela Loripão - Indústria e Comercialização de Pão (em Loriga), à venda em Loriga (Loripão) e alguns minimercados de Seia.
  • Gin Montês: o Montês é o primeiro gin de montanha. É um produto da Quinta do Espinho – Sociedade de Agricultura Biológica e Produtos Naturais, Vide. Está à venda em garrafeiras de todo o País.
  • Enchidos Serra da Estrela: os enchidos (as farinheiras, as morcelas, chouriças de bofe e as chouriças de carne) são tradição da região da Serra da Estrela. À venda em vários estabelecimentos comerciais na cidade de Seia
  • Mel Serra da Estrela: produzido pela Associação dos Apicultores do Parque Natural da Serra Estrela, Apt. 77, 6291 Gouveia. À venda em vários estabelecimentos comerciais na cidade de Seia.
  • Vinho do Dão: comercializado pelos produtores e por alguns supermercados e lojas, destaca-se a Fonte do Gonçalvinho, a Quinta da Bica, a Quinta do Escudial, a Casa Albuquerque e a Quinta de Sães.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.