De acordo com a página oficial da CCDR-N, que integra o Agrupamento de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP-AECT), entidade gestora do programa, os resultados foram revelados, recentemente, pela Comissão de Avaliação do IACOBUS, após a avaliação de 253 candidaturas, tendo sido selecionados 159 novos beneficiários.

"Dos projetos aprovados, 58 são provenientes do Norte de Portugal e 101 oriundas da Galiza e dizem respeito a áreas de trabalho tão abrangentes como Ciências da Saúde, Humanidades, Engenharias, Ciências Económicas e Empresariais, Ciências Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação, Ciências Ambientais, Recursos Naturais e Direito", lê-se no texto publicado.

O programa destinado a docentes, investigadores, técnicos e pessoal administrativo de instituições de ensino superior e centros tecnológicos da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal, foi lançado em outubro com uma dotação de 185 mil euros.

Na sua sexta convocatória, o IACOBUS foi alargado à participação dos centros tecnológicos no contexto da eurorregião, num total de 22 centros, dez do Norte de Portugal.

Entre as universidades e politécnicos que integraram esta convocatória, oito são portuguesas e três são da Galiza.

Financiado pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, o programa IACOBUS recebeu na sua 5.ª edição, no ano letivo 2017/2018, 295 candidaturas, das quais foram selecionadas 135, 65 do Norte de Portugal.

Quanto à primeira edição do IACOBUS - Publicações Científicas (Papers), uma das novidades desta sexta convocatória, "contou com a apresentação de um total 37 publicações, tendo sido selecionadas um total de 34, oriundas da maior parte das instituições de Ensino Superior integradas no IACOBUS".

Desde que arrancou em 2014, o IACOBUS aprovou, nas cinco edições anteriores, 639 projetos de investigação de todas as áreas do conhecimento com um financiamento total de 700 mil euros.