Um sismo de magnitude sete abalou Marrocos na noite desta sexta-feira. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos da América, o terremoto ocorreu a cerca de 72 km a leste da cidade marroquina de Marraquexe. Após revisão, o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), que tinha dado a magnitude inicial de sete, coloca-a agora em 6,8.

De acordo com os serviços de informação marroquinos, o sismo foi sentido em várias cidades de Marrocos como Agadir, Essaouira, Casablanca, Safi, Beni Mellal, Marraquexe, Guelmim, Khouribga e Rabat.

De acordo com os mesmo serviços, vários edifícios ruíram durante o terramoto, especialmente entre Agadir e Marraquexe. As equipes de resgate estão começando a chegar ao Alto Atlas, o epicentro do terramoto.

Gibraltar, Mauritânia, Espanha, Sara Ocidental e Argélia. Em Portugal, o IPMA também deu conta que o sismo foi sentido nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal).

Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra (Coimbra), Albufeira, Olhão, Silves (Faro), Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odivelas (Lisboa), Santo Tirso, Vila Nova de Gaia (Porto), Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra (Setúbal).

(Atualizado às 12h15 com a revisão do Centro Alemão de Pesquisa em Geociência).