“Acho que o Mário Soares é imortal e, portanto, fazer isto que estamos aqui a fazer hoje se calhar é uma forma de homenagearmos o extraordinário legado que ele deixou à vida pública portuguesa”, afirmou Pizarro, depois de ter sido interrompido para receber a notícia, durante uma sessão de balanço, aberta à população, dos últimos três anos como parte do executivo municipal presidido por Rui Moreira na Câmara do Porto.

O dirigente socialista lembrou, perante uma sala cheia no Clube Fenianos Portuenses - que homenageou o também antigo primeiro-ministro com um minuto de silêncio -, que Soares “nunca teve medo de discutir com as pessoas e debater as suas ideias”.

Mário Soares, que foi fundador e líder do PS, assim como ministro dos Negócios Estrangeiros, morreu hoje, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado desde 13 de dezembro do ano passado.

Mário Soares foi uma figura central da democracia portuguesa, que começou a sua vida política ainda estudante, no combate ao Estado Novo, fundou o PS e desempenhou os mais altos cargos políticos na República Portuguesa.

Nascido em Lisboa, a 7 de dezembro de 1924, filho de João Lopes Soares, que foi ministro na I República, e de Elisa Nobre Baptista, Mário Alberto Nobre Lopes Soares teve um percurso político intenso, com influência em alguns dos mais importantes acontecimentos do século XX em Portugal.

Preso político e exilado pela ditadura de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, que a Revolução dos Cravos derrubaria, foi um dos fundadores do Partido Socialista, em 1973, e depois do 25 de Abril de 1974 foi ministro dos Negócios Estrangeiros dos primeiros governos provisórios, primeiro-ministro dos I, II e IX governos constitucionais, entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, e Presidente da República por dois mandatos, de 1986 a 1996.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.