A Guarda Costeira de Boston disse à BBC que está a decorrer uma operação de busca e salvamento ao largo da costa da Terra Nova.

A OceanGate Expeditions, uma empresa privada que utiliza pequenos submarinos para expedições em alto mar, confirmou o desaparecimento e a presença de pessoas a bordo — cinco, segundo o The Guardian.

"Estamos a explorar e a mobilizar todas as opções para trazer a tripulação de volta em segurança", foi referido esta segunda-feira. "Todo o nosso foco está nos tripulantes do submersível e nas suas famílias".

A empresa tinha anunciado recentemente nas suas redes sociais que uma das suas expedições estava "em curso", entre os dias 12 e 20 de junho — e estão previstas mais duas para junho de 2024.

Os submersíveis utilizados pela OceanGate Expeditions transportam ocasionalmente turistas e especialistas que pagam para ver os destroços do Titanic, que está submerso a cerca de 3.800 metros.

A empresa cobra 250.000 dólares por um lugar na sua expedição de oito dias para ver os famosos destroços do naufrágio.

O navio Titanic saiu do porto de Southampton a 10 de abril de 1912, em direção a Nova Iorque. A colisão com um icebergue e o consequente afundamento a 14 de abril levou à morte de mais de 1500 pessoas, sendo que apenas 706 passageiros e tripulantes sobreviveram.