A BBC adianta que o homem suspeito de ter ontem matado oito pessoas, e ferido 14, com uma arma automática, foi hoje detido depois de uma "busca intensiva", segundo o Ministro do Interior do País.
Esta manhã o suspeito, que terá 21 anos, foi identificado com as iniciais UB e detido em Kragujevac. A BBC cita a polícia local, e acrescenta que as buscas decorreram na manhã desta sexta-feira, envolveram 600 polícias, operações stop, um helicóptero, drones e vários carros patrulha.
Este ataque, além da dimensão, foi particularmente mediático por acontecer depois de um rapaz de 13 anos ter matado oito colegas e um segurança, numa escola da capital com uma arma tirada ao pai.
Os acontecimentos dos últimos dias levaram o Governo sérvio a pedir uma maior restrição às armas. Embora o país já tenha uma das leis de posse de armas mais fechadas da Europa, contudo há muitas armas ilegais a circular na Sérvia. Em 2019, um estudo estimou que por cada 100 pessoas havia 39.1 armas de fogo, o que se traduz numa das maiores taxas de posse de arma do mundo, só ultrapassada pelos Estados Unidos e Montenegro.
Comentários