Fundada em 1989, a Symbios Orthopédie é uma empresa de origem suíça especializada em próteses para a anca e o joelho, com sede em Yverdon-Les-Bains, na Suíça. Nesta empresa trabalham cerca de 100 pessoas em toda a Europa.
O voo da Symbios Orthopédie descolou do Aeródromo de Cascais e tinha como destino Marselha. A bordo seguia 1 tripulante e 4 passageiros.
A aeronave, um bimotor PA-31, sofreu um acidente fora do espaço aeroportuário, tendo-se despenhado cerca de dois mil metros depois da descolagem. Ao cair, nas traseiras de um supermercado, a aeronave atingiu um camião e uma casa.
As vítimas mortais confirmadas são o piloto, os três ocupantes da aeronave de matrícula suíça e uma pessoa que se encontrava no parque do supermercado, junto ao camião. Há ainda a registar quatro feridos ligeiros, por inalação de fumo. Três foram transportados para o hospital de Cascais e um foi assistido no local. Três dos ocupantes da aeronave são de nacionalidade francesa e o quarto ocupante é suíço. Segundo o comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, André Fernandes, os ocupantes eram todos "adultos".
A Symbios Orthopédie adquiriu reputação internacional graças à sua "experiência única em próteses personalizadas", criadas com recurso à simulação digital tridimensional e a uma base de dados com informação de mais de 12 mil pacientes. Além de implantes para anca e joelho, a Symbios comercializa software que ajudam os cirurgiões a escolher e posicionar implantes antes e durante as operações cirúrgicas.
A aeronave, um PA-31 tem dois motores e capacidade para dois tripulantes e seis passageiros, sendo normalmente usado para voos de curta distância. O aparelho é de fabrico norte-americano.
O acidente com a aeronave ocorreu às 11h05, informa em comunicado o Aeródromo de Cascais. O alerta, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, foi dado às 12h05.
Comentários