O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê  para as regiões Norte e Centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do meio da tarde, e períodos de chuva que devem diminuir gradualmente de intensidade. O vento será fraco a moderado e as temperaturas mínimas e máximas sobem.

Na região Sul, conte igualmente com geralmente muito nublado e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco. O vento será também moderado a fraco e a temperatura mínima irá aumentar.

Na Costa Ocidental, haverá ondas de noroeste com 3 a 4 metros, sendo 2,5 a 3,5 metros a sul do Cabo Raso. A temperatura da água do mar vai rondar os 14/15ºC. Na Costa Sul, conte com ondas de sudoeste com 1 metro e temperatura da água do mar a rondar os 16ºC.

As temperaturas vão oscilar esta segunda-feira entre os 9 e 17 graus em Bragança, 10 e os 17 em Viana do Castelo, 9 e 19 graus em Braga, 10 e 16 em Vila Real, 12 e 17 no Porto, 8 e 14 em Viseu, 6 e 12 na Guarda, 12 e 16 em Coimbra, 9 e 18 em Castelo Branco, 12 e 16 em Leiria,  9 e 14 em Portalegre, 11 e 19 em Santarém, 12 e 17 em Lisboa, 10 e 18 em Évora, 12 e 16 em Sines, 10 e 18 em Beja, 12 e 18 em Sagres, 11 e 21 em Faro, 15 e 19 em Ponta Delgada e 13 e 21 no Funchal.

O tempo vai melhorar gradualmente esta semana, prevendo-se que quarta-feira seja o dia mais quente, depois da queda de chuva e neve registada nos últimos dias, segundo o IPMA.

"Gradualmente, haverá subida das temperaturas, que deverão situar-se entre os 20 e 25 graus na próxima semana em todo o território, devendo quarta-feira ser o dia mais quente", afirmou Bruno café.

Entre quarta e sexta-feira, as temperaturas vão aumentar significativamente, com os termómetros a chegar aos 23 graus em Faro, 24 graus em Lisboa e no Porto, aos 25 graus em Beja, 26 graus em Aveiro e Coimbra.

Quatro barras do continente fechadas à navegação devido à agitação marítima

Quatro barras do continente estão hoje fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão hoje fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima.

As barras do Douro e Aveiro estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 15 metros e a da Figueira da Foz encerrada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

A Marinha indica também que a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Nos Açores, a barra de Madalena do Pico (ilha do Pico) está fechada a embarcações com comprimento inferior a 12 metros.