Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que o dia de hoje ainda vai ser de céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade matinal e vento moderado de noroeste durante a tarde, com temperaturas ainda agradáveis.
“No entanto, amanhã [quinta-feira] vamos ter uma alteração significativa do estado do tempo. Até ao início da manhã as temperaturas mantêm-se como estão hoje, mas gradualmente vamos começar a sentir uma descida da temperatura, sobretudo da máxima”, explicou.
Segundo Maria João Frada, também a partir do início da tarde está previsto um aumento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte no litoral e nas terras altas com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora.
“Ou seja, durante a tarde de quinta-feira vamos ter mais frio do que de manhã. A temperatura máxima vai descer entre 02 e 04 graus, mas na sexta-feira a descida ainda será maior: entre 02 e 08 graus e atingirá às máximas e mínimas”, disse.
De acordo com a meteorologista, sexta-feira vai ser um dia muito frio, com uma descida da temperatura, vento forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.
“Na origem de tudo isto está a influência de um anticiclone que está a nordeste dos Açores que se estende em crista até ao território do continente. No entanto, a partir do final da manhã de quinta-feira, a crista vai estender-se até à Islândia e começamos a ter a entrada de uma massa de ar polar mais fria, mais seca, que vai passar a uma superfície frontal fria de fraca atividade”, explicou.
Na quinta-feira, segundo a meteorologista, esta superfície pode dar origem também a nebulosidade nas regiões do Norte e Centro, em especial no litoral onde podem ocorrer aguaceiros ou chuviscos.
“Mas o mais importante é que após a passagem da superfície frontal temos a entrada de uma massa de ar polar que vai trazer já um cheirinho a outono. As temperaturas baixam e a intensidade do vento aumenta”, salientou.
Assim, na sexta-feira as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 25 graus e será na zona de Vale do Tejo, Santarém, interior do Alentejo e costa sul do Algarve. No resto do território serão inferiores e vão variar entre os 15 graus nas Penhas Douradas e os 18/22 no resto do território.
“No que diz respeito às mínimas, vão variar entre os 06 e os 08 graus nas regiões do litoral, entre os 11 e os 15 graus no interior do Alentejo, e 15/16 graus no Algarve”, disse.
Quanto ao fim de semana, Maria João Frada adiantou que no sábado não haverá alterações significativas relativamente a sexta-feira e no domingo está prevista uma ligeira diminuição da intensidade do vento.
“Na segunda-feira, a tendência será para uma subida dos valores da temperatura máxima”, concluiu.
Comentários