De acordo com o comunicado, disponibilizado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 21:00 locais (mais uma hora em Lisboa), “o centro da tempestade tropical Ophelia localizava-se a 1.355 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores, tendo a intensidade do vento aumentado nas últimas horas”.
O IPMA esclarece que o vento médio é agora de 75 quilómetros/hora e que as rajadas são na ordem dos 95 quilómetros/hora.
“O ciclone Ophelia está a deslocar-se para nordeste a 06 quilómetros/hora”, adianta o IPMA, assinalando que é de esperar que “continue a intensificar-se nas próximas 48 horas”.
Contudo, ao longo do dia de terça-feira, “deverá deslocar-se para sudeste, pelo que deverá permanecer a sul da região pelo menos até sexta-feira, não se prevendo desta forma que afete o estado do tempo nas ilhas nos próximos quatro dias”.
“Devido a diferentes resultados dos modelos de previsão meteorológica, quer na intensidade quer na trajetória, a incerteza relativamente à previsão para o período superior a 96 horas permanece elevada”, salienta o IPMA.
Comentários