O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a continuação de aguaceiros, mais frequentes a partir do meio da manhã, que poderão ser localmente fortes, ocasionalmente de granizo, e acompanhados de trovoadas, em especial nas regiões do interior.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 20º Celsius na Guarda e os 30º em Santarém.
Beja será a segunda cidade mais quente, com 28º, seguida de Évora e Coimbra, com 27º, e de Braga, Leiria e Castelo Branco, com 26º.
Em Lisboa a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 25º e o Porto os 23º.
Para os Açores aguardam-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e possibilidade de aguaceiros fracos.
Os termómetros vão subir aos 27º em S. Miguel
Na Madeira são esperados períodos de céu muito nebulosidade e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas da ilha da Madeira até meio da manhã.
O Funchal vai ter hoje uma temperatura máxima de 26º.
Em dia de chuva e trovoada, há um concelho em risco elevado de incêndio
O concelho de Trancoso, na Guarda, é hoje o único em risco muito elevado de incêndio, enquanto outros 10 municípios do centro do país estão em risco elevado, segundo o IPMA
Segundo a informação disponibilizada na página do instituto na internet, estão em risco elevado de incêndio dez municípios dos distritos da Guarda, Viseu e Castelo Branco, num dia em que se mantém a previsão de aguaceiros e de condições favoráveis à ocorrência de trovoada e de granizo, sobretudo durante a tarde.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Évora, Madeira e ilha Terceira, nos Açores, com risco muito elevado de exposição a UV
O distrito de Évora, no continente, a ilha açoriana da Terceira e a ilha da Madeira apresentam hoje um risco de exposição a radiação ultravioleta (UV) ´muito elevado’, segundo o IPMA.
O restante território está sujeito a um risco ‘elevado’.
Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').
Comentários