"Infelizmente, 10 mortes estão confirmadas: cinco mulheres, dois homens e três crianças", afirmou à imprensa Américo Villarreal, governador de Tamaulipas.

Villarreal disse que ainda não foi possível recuperar o corpo de uma mulher dos escombros e que provavelmente não há mais vítimas porque as autoridades localizaram todas as pessoas que eram consideradas desaparecidas e que estariam na igreja de Santa Cruz.

De acordo com o boletim do governo, o desabamento ocorreu por volta das 14h18 locais, quando a parte superior do templo, em estilo arquitetónico industrial, veio abaixo, supostamente devido a uma falha estrutural. Estava a ser celebrado um batismo no local.

O governador acrescentou que quase 60 pessoas receberam atendimento médico e 23 continuam hospitalizadas. "Duas com ferimentos graves, as suas vidas podem estar em perigo".

Questionado sobre a causa do desabamento do teto do templo, respondeu que, segundo o padre responsável pela igreja, não foram detetadas falhas neste edifício construído há quase 50 anos.

"Estamos a viver um momento muito difícil (...) O teto de uma igreja colapsou, durante a celebração da eucaristia", disse, num vídeo publicado nas redes sociais, José Armando Alvarez, bispo da diocese de Tampico, à qual pertence a igreja.

Uma fotografia partilhada nas redes sociais mostra o pároco, Ángel Vargas, abraçado ao bispo depois da tragédia.

"Todos morremos no momento em que Deus quer. Alguns partiram e outros ficaram. Os que se foram, agora descansam em paz. Aqueles que ficaram certamente sofrerão a vida toda", declarou ao site 4C News o padre Ángel Vargas, que celebrava missa no momento da tragédia.

Emocionado, afirmou que todos os domingos eram "especiais" devido aos batismos, que tinham a presença de famílias inteiras.

Mobilização de emergência

Américo Villareal, governador de Tamaulipas, tinha já lamentado a tragédia na sua conta na rede social X (antigo Twitter) e informou que estavam a ser mobilizadas forças de resgate para atender as vítimas.

Imagens da emissora de TV Milenio mostraram dezenas de pessoas a tentar conter com suportes parte da estrutura colapsada, enquanto outras abrem caminho pelo meio aos destroços, em busca de sobreviventes.

Os socorristas, como ocorreu durante os trabalhos de resgate do terramoto de 2017, que sacudiu o centro do México, erguiam os punhos para o alto, pedindo silêncio para poder ouvir algum grito das pessoas presas.

Um vídeo de uma câmara de segurança mostrou o momento em que a igreja começa a desabar, com uma espessa nuvem de poeira.

A área esteve cercada de ambulâncias, patrulhas de socorro, polícias e militares. Várias pessoas chegaram à procura de familiares que estavam na igreja.

Pelas redes sociais, foram divulgadas mensagens a pedir ferramentas, como madeiras e macacos hidráulicos ou martelos para remover os escombros.

Ciudad Madero é um município do sul de Tamaulipas, na costa do Golfo do México, e tem cerca de 205.000 habitantes.

(Notícia atualizada às 15h25 com novo balanço de mortos e feridos)