Donald Trump, magnata do ramo imobiliário, candidatou-se às eleições presidenciais norte-americanas e venceu, a 8 de novembro deste ano, contra todas as expectativas. O republicano bateu a democrata Hillary Clinton, ex-secretária de Estado.

Trump, escreve a TIME na capa da publicação dedicada à Personalidade do Ano, é o novo "Presidente dos Estados Divididos da América".

A TIME elege todos os anos, em dezembro, a personalidade que mais influenciou, para melhor ou pior, os eventos do ano em curso. Trump é o escolhido este ano, sucedendo a Angela Merkel, distinguida em 2015.

A fotografia de Trump que faz capa na TIME foi tirada por Nadav Kander, que também fotografou Obama em 2012.

"É difícil medir o nível de disrupção" que Trump trouxe à vida política norte-americana, escreve a TIME, que distingue alguém pela 90ª vez. "Para lembrar à América que a demagogia alimenta-se do desespero, e que a verdade só é tão poderosa quanto for poderosa a confiança naqueles que a verbalizam, por dar poder a um eleitorado escondido ao verbalizar as suas fúrias e medos diários, e por enquadrar a cultura política de amanhã pela demolição da de ontem, Donald Trump é a Personalidade do Ano 2016 da Time", justifica a revista.

É comum os presidentes americanos serem distinguidos, pelo menos uma vez, pela revista TIME como Personalidade do Ano, à exceção de Calvin Coolidge, Herbert Hoover e Gerald Ford. Trump é, assim, o 13º presidente a distinguido pela revista. Roosevelt foi três vezes distinguido.

Entre aqueles a quem foi atribuída esta distinção ao longo da História, de "Personalidade do Ano", estão figuras controversas como Hitler (1938) e Estaline (1939).