“Consideramos que se trata de um bom acordo e esperamos que os trabalhadores o aprovem no referendo da próxima quinta-feira, que decorre entre as 02:30 e as 21:00″, disse à agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT), Fernando Gonçalves.
O pré-acordo que será votado quinta-feira abrange um conjunto de questões que faziam parte do caderno reivindicativo da CT, mas nada adianta em relação aos novos horários de trabalho que serão implementados a partir de agosto, quando a fábrica entrar num regime de laboração contínua.
Depois da rejeição de dois pré-acordos sobre os novos horários pela grande maioria dos trabalhadores, administração e CT decidiram deixar para mais tarde – abril ou maio – as negociações sobre os horários que deverão vigorar a partir de agosto.
Durante os próximos cinco meses deverá continuar em vigor o horário imposto por decisão administrativa da Autoeuropa, que estabelece as normas do trabalho ao sábado e respetivas contrapartidas remuneratórias, uma vez que não foi possível o entendimento sobre os novos horários para este primeiro semestre de 2018.
Os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram por larga maioria dois pré-acordos sobre os novos horários de trabalho ao sábado, o primeiro em julho do ano passado, o que levou a anterior Comissão de Trabalhadores a apresentar o pedido de demissão.
Após as eleições realizadas no passado mês de outubro, a CT liderada por Fernando Gonçalves negociou com a administração um segundo pré-acordo sobre os novos horários de trabalho, mas, uma vez mais, os trabalhadores recusaram os termos desse pré-acordo no passado mês de novembro.
Nos últimos meses a fábrica de automóveis da Autoeuropa contratou cerca de 2.000 trabalhadores, tendo agora um efetivo de cerca de 5.700 trabalhadores, para dar resposta ao volume de produção previsto para o novo veículo T-Roc, com uma produção estimada de 240.000 unidades até final deste ano.
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