Em comunicado, SITAVA avança que, na sequência do pré-aviso de greve, foi “possível analisar as matérias causadoras dos conflitos” e proceder à “assinatura de vários protocolos que no seu conteúdo vieram ao encontro das pretensões”.

“Foi, pois, neste contexto, que foi decidido retirar os avisos prévios de greve tanto para todo o trabalho, como para o trabalho suplementar. O SITAVA saúda, portanto, todos os trabalhadores e garante que os seus direitos serão sempre a primeira das nossas prioridades”, adianta o sindicato.

Em 21 de agosto, foi anunciado que os trabalhadores de terra do grupo SATA afetos ao SITAVA iriam estar em greve ao trabalho suplementar, de 01 de setembro a 01 de outubro, queixando-se de “tratamento discriminatório” pela empresa.

Além da “aprovação da nova carreira profissional” para os Oficiais de Operações de Voo, a estrutura sindical revela que ficou estabelecido que a SATA e o SITAVA “iniciarão em breve negociações para promover a equidade e o necessário clima de serenidade, sempre potenciador de mais e melhor produtividade”.

O sindicato elenca as “dotações de ‘handling'” e o regime de férias e de trabalho suplementar como as matérias para negociação com a administração da companhia aérea.

“O SITAVA sempre foi uma organização responsável e ponderada e como é óbvio pretende continuar a ser, mas, como se compreenderá, por vezes, sob pena da diluição dos valores que sempre defendemos, não nos resta outro caminho que não avançar para formas de luta”, conclui o sindicato.

No pré-aviso de greve, o sindicato criticava “a atitude da empresa no que diz respeito aos trabalhadores confere um tratamento discriminatório”, devido à “falta de equidade em relação ao pagamento de trabalho extraordinário e do gozo de férias entre as diversas categorias profissionais existentes”.

Já a SATA Air Açores prometeu tomar medidas para “minimizar irregularidades e transtorno público” e disse ter “total disponibilidade” para negociar.