Depois das informações de que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) viabiliza a escolha por reconverter a base aérea para uso civil, a empresa, em resposta escrita, considerou prematuro pronunciar-se, mas referiu à agência Lusa que se a nova estrutura avançar” poderá significar o reposicionamento da sua atividade face à procura estimada”.
“Será expectável a reformulação da oferta, por forma a disponibilizar aos futuros passageiros do aeroporto do Montijo a possibilidade de chegarem a Lisboa pelo rio Tejo, dispondo de um serviço de transporte rápido e confortável”, segundo o grupo.
Na quinta-feira, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu serem “ultrapassáveis e passíveis de ser mitigados” os impactos ambientais na construção do futuro aeroporto do Montijo.
Em declarações à agência Lusa, o ministro manifestou-se confiante no sucesso do projeto, sublinhando que a opção do Montijo “é a melhor opção”.
“Este relatório não trouxe surpresas em relação ao que esperávamos. É uma infraestrutura que já serve de pista de aterragem (militar) e que neste caso terá uma mudança no seu uso, passando a ter também uma utilização por civis”, apontou o governante.
Sobre os alertas e sugestões deixadas por este estudo, Pedro Marques disse apenas que os impactos apontados “são limitados e capazes de ser mitigados”.
Entretanto, o governante adiantou que a concessionária do aeroporto, a ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, já submeteu este relatório à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade a quem caberá emitir um parecer final sobre os impactos ambientais.
“Abre-se aqui um processo de avaliação e de consulta pública e esperemos que, no final do ano, a APA possa emitir uma declaração de impacto ambiental favorável”, perspetivou o ministro.
Para o governante, a opção no Montijo “é a mais eficiente” e a que “melhor servirá” a região de Lisboa e o país.
“Estamos confiantes no desenvolvimento deste processo para que a região de Lisboa e o resto do país não fiquem limitados no crescimento do turismo e da atividade económica por este constrangimento do aeroporto de Lisboa”, concluiu.
Na quarta-feira, uma notícia do Jornal de Negócios deu conta de que um Estudo de Impacte Ambiental para o futuro aeroporto do Montijo viabiliza o projeto, embora aponte alguns impactos na fauna e flora locais e sugira algumas medidas compensatórias.
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