Trump reclama com frequência da falta de pressão de água nos WC do país, o que atribui às regulamentações federais de preservação de água.

"No meu caso, eu gosto de tomar um bom banho para cuidar do meu cabelo bonito", declarou Trump aos jornalistas ao assinar a ordem na quarta-feira, na Casa Branca.

"Tenho que ficar 15 minutos debaixo do chuveiro para me molhar. A água pinga, pinga, é ridículo", insistiu.

A ordem executiva determina que o Departamento de Energia revogue as regulamentações "verdes radicais" que limitam o fluxo dos chuveiros a 9,5 litros de água por minuto.

Segundo a Casa Branca, a ordem "liberta os americanos das regulamentações excessivas que transformam um objeto doméstico básico num pesadelo burocrático" e encerra a "guerra de Obama-Biden contra os chuveiros".

Desde o seu primeiro mandato (2017-2021) que Trump critica as normas de pressão da água para os chuveiros, loiças sanitárias, lava-louças e outros aparelhos de uso diário. Também acusa os rivais democratas de desejarem eliminar os fogões a gás.

Mas, de acordo com o 'Appliance Standards Awareness Project', "as regulamentações para chuveiros economizam dinheiro dos consumidores nas contas de água e energia, e ajudam o meio ambiente".

"Testes têm demonstrado repetidamente que os modelos atuais podem proporcionar um banho excelente", afirmou a ONG num relatório de 2024.