O lugar de topo do departamento de Justiça dos Estados Unidos estava atualmente a cargo de Matthew Whitaker, depois de Jeff Sessions ter sido despedido a 7 de novembro.

O Procurador-Geral dos Estados Unidos tem nas mãos, entre outros assuntos, a responsabilidade da investigação sobre a potencial ingerência da Rússia na campanha presidencial de Trump, em 2016.

Jeff Sessions aguentou mais de um ano de ataques e críticas pessoais de Trump por ter aberto a porta à nomeação do procurador especial Robert Mueller, que tomou a seu cargo a investigação, tendo começado a analisar se a intimidação de Sessions seria parte de um plano mais abrangente de obstrução à Justiça.

A nomeação de hoje tem ainda de ser confirmada pelo Senado, lembra a agência Reuters.

Na declaração desta sexta-feira, o Presidente norte-americano confirmou ainda a nomeação de Heather Nauert, ex-jornalista da Fox News e atual porta-voz do Departamento de Estado, como nova embaixadora dos Estados Unidos na ONU.

As nomeações acontecem no dia em que o procurador especial, Robert Mueller, deverá apresentar novos pormenores sobre o caso russo, em memorandos sobre os inquéritos realizados a dois antigos assessores de Trump, Michael Cohen e Paul Manafort.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.