O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado ou encoberto, com boas abertas gradualmente a partir do meio da tarde nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Nestas regiões a previsão aponta para períodos de chuva, por vezes forte, a partir do início da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros durante a tarde, que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada a sul do referido sistema.
Está também prevista queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude, descendo a cota para 800/1000 metros de altitude no final do dia, vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando até meio da tarde, moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora e forte nas terras altas, com rajadas até 90 quilómetros por hora, rodando para oeste a partir da tarde nas regiões Centro e Sul.
O Instituto prevê ainda subida da temperatura mínima, que será acentuada no litoral, e descida da temperatura máxima no interior.
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 10 e 14 graus Celsius, no Porto entre 10 e 13, em Vila Real entre 03 e 08, em Viseu entre 05 e 08, em Bragança entre -1 e 04, na Guarda entre 01 e 05, em Coimbra entre 09 e 11, em Castelo Branco entre 04 e 09, em Santarém entre 07 e 15, em Évora entre 05 e 12, em Beja entre 06 e 12 e em Faro entre 10 e 16.
Cinco barras fechadas
Duas barras dos Açores e três em Portugal continental estão hoje fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.
Segundo a Marinha, as barras de Madalena do Pico e Lages do Pico, na ilha açoriana do Pico, e Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende, no continente, estão fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima forte.
No continente, a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.
Em São Martinho do Porto, a barra está condicionada devido a assoreamento, pelo que a navegação deve ser feita com cautela e a barra praticada apenas na preia-mar.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste-sudoeste com 02 a 03 metros e na costa sul ondas de sudoeste com 0 1 a 02 metros, aumentando para 02 a 03 metros a partir da tarde.
Comentários