A obra, intitulada "Votar nos Democratas: Um Guia Completo", da autoria do jornalista Michael J. Knowles, tem 1235 palavras e 266 páginas... quase todas elas em branco. O livro tornou-se bastante popular no seio do Partido Republicano, incluindo junto do presidente Donald Trump.

Publicado pelo autor, um conhecido jornalista conservador e republicano, em março do presente ano, a obra alcançou um sucesso surpreendente: já vendeu 85 mil cópias e chegou ao primeiro lugar no top da Amazon. Na semana passada, a Threshold Editions, da Simon & Schuster, anunciou que fará uma segunda edição da obra.

Se folhearmos o livro encontramos capítulos dedicados a economia, direitos civis, segurança nacional e imigração, todos eles... em branco. "Demorou muito mais a fazer a pesquisa do que a escrevê-lo", conta Knowles, ao Quartz.

"Observei o Partido Democrata durante quase 10 anos e à medida que os via anotava as razões para votar neles. Então percebi que o melhor seria deixar as páginas em branco", acrescenta, confessando que demorou apenas  "15 minutos para escrever o livro."

"O melhor de tudo é que podemos ir de uma capa à outra do livro de 15 a 20 segundos", brinca o autor.

O próprio Presidente contribuiu para o sucesso da obra, com a compra de um exemplar, por 9,99 dólares (9,41 euros). Esta não foi a primeira vez que Donald Trump apoiou um livro que critica o Partido Democrata, liderado por Thomas Perez, utilizando as redes sociais.

“Um bom livro para se apreciar a leitura: “Razões para votar nos Democratas”, por Michael J. Knowles”, escreveu o presidente dos Estados Unidos no Twitter.

"Fico honrado que o presidente Trump tenha gostado deste importante trabalho de erudição", confessou Knowles.

O livro estará a ser um sucesso entre os conservadores americanos, depois de um outro livro de páginas brancas se ter tornado popular entre os liberais, de seu título: "Porque é que Trump merece confiança, respeito e admiração".