Em declarações à Lusa, Cecília Sales, da Comissão, realçou que o abaixo-assinado é conjunto entre os utentes, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e a União de Sindicatos de Lisboa, e estará disponível para assinatura a partir dos próximos dias.

No abaixo-assinado denunciam a falta de condições e a degradação deste transporte, e exigiram mais investimento para a requalificação de estações e carruagens.

“Contamos no final de setembro fazer um ponto da situação sobre as assinaturas que vamos recolher”, disse.

No texto do abaixo-assinado, os utentes consideram necessária a contratação de mais trabalhadores e pedem medidas contra a degradação dos transportes, em particular no Metro de Lisboa, criticando a redução de oferta nas Linhas Amarela, Azul e Verde no período de verão.

No documento é considerada urgente a reparação e a manutenção das linhas e do material circulante, assim como obras necessárias em estações, como por exemplo o arranjo de escadas rolantes avariadas.

O abaixo-assinado será entregue ao Conselho de Administração e ao ministro do Ambiente, com conhecimento aos grupos parlamentares, à Câmara de Lisboa e Assembleia Municipal de Lisboa.