A viagem ao mundo do Natal na medieval vila de Óbidos promete este ano levar miúdos e graúdos “do Pólo Sul Pólo ao Norte”, com passagem por ambiente e tradições a evocar “vários países e regiões do mundo”, revelou o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, à Agência Lusa.

A chegada do Pai Natal, num camião de uma marca de refrigerantes que este ano patrocina o evento, marca o arranque da magia que se inicia com o acender oficial da iluminação de uma árvore de Natal na praça de Santa Maria, uma das novidades da edição deste ano e, segundo o autarca “com um ‘decor’ único no país, porque só existem mais duas iguais, uma em Paris e outra em Madrid”.

A Câmara apostou igualmente na colocação de novas luzes de Natal na vila e no recinto, num investimento de 50 mil euros para “dar mais brilho e cor ao evento e à vila”, acrescentou.

Com uma pista de gelo de 300 metros quadrados e um parque de gelo onde os mais pequenos podem entrar no mundo da patinagem e “brincar com as focas do Ártico”, a Vila Natal promete outras inovações, como a simulação de uma avalanche ou a descida de uma rampa com vista para a várzea que ladeia as muralhas do castelo.

Um presépio onde os visitantes podem tirar fotos com S. José, Maria e o Menino Jesus, dois palcos com espetáculos, marionetas, malabarismo, pinturas faciais, simuladores de realidade virtual, carrossel, trampolins, comboio de Natal, rampa de gelo, jogos tradicionais, passeios de burro, e o Chalet de Inverno do Pai Natal, são outros dos atrativos do certame.

A expetativa dos organizadores é que o evento volte a atrair os “100 mil visitantes pagantes” que afluíram à última edição e a que se somam os visitantes do concelho, com entradas gratuitas de segunda a sexta-feira.

De portas abertas entre quinta-feira e o dia 31 de dezembro, o Óbidos Vila Natal conta este ano com um orçamento de 300 mil euros e os bilhetes custam sete euros (adulto) e cinco euros (criança).