De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndios os concelhos de Vinhais, Macedo de Cavaleiro, Vimioso, Alfândega da Fé, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e o concelho de Sernancelhe, em Viseu.

No distrito da Guarda, estão sob o mesmo alerta os concelhos de Trancoso, Celorico da Beira, Guarda, Pinhel, Sabugal, Fornos de Algodres e Figueira e Castelo Rodrigo, e no distrito de Castelo Branco, os concelhos de Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

O IPMA colocou ainda sob risco máximo de incêndio os concelhos de Nisa e Gavião, no distrito de Portalegre, e Abrantes, Via Nova da Barquinha, Tomar e Mação, no distrito de Santarém.

O distrito de Faro tem sete concelhos com este alerta: Faro, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, São Brás de Alportel e Alcoutim.

Há ainda mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Braga, Aveiro, Faro, Beja, Vila Real, Guarda e Santarém em risco muito elevado de incêndio, segundo a informação disponível no site do IPMA:

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, em Portugal continental, céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente nublado até meio da manhã, podendo persistir no litoral das regiões Norte e Centro até ao início da tarde.

O vento soprará fraco a moderado (até 25 km/m) de noroeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste, em especial durante a tarde, e sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida de temperatura.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus centígrados em Lisboa, 22 no Porto, 29 em Bragança, 32 em Beja e 32 em Faro.