Em declarações à Lusa, um porta-voz da embaixada disse que aquela representação “não está a planear uma visita do Presidente Trump a Lisboa neste momento” e remeteu mais informação sobre viagens do Presidente Trump para a Casa Branca.

A Casa Branca não respondeu às perguntas da Lusa.

Confirmada está a presença de Donald Trump na Polónia, no último dia de agosto, para participar em comemorações organizadas pelo Governo polaco.

Na passada segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, em novembro passado, em Paris, convidou formalmente Donald Trump para visitar Portugal, que lhe respondeu estar “muito interessado”, retribuindo um encontro com o Presidente português em Washington, em junho do ano passado.

Contudo, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, até agora, “não há confirmação nenhuma” da presença do Presidente norte-americano em Portugal.

O gabinete do secretário de Estado para os Assuntos Consulares, Carl Risch, que visitou Lisboa esta semana, disse à Lusa que esta viagem não se prende com a preparação de uma eventual visita de Trump a Portugal, de que não tinha conhecimento, remetendo qualquer confirmação para a Casa Branca.

Carl Risch esteve esta semana em Lisboa e em Madrid, para observar as operações consulares e reunir com diplomatas portugueses e espanhóis para discutir matérias relacionadas com protocolos de emigração legal para os Estados Unidos.

Fontes do Governo norte-americano explicaram que a Casa Branca, na gestão de Donald Trump, tem por prática confirmar visitas a países estrangeiros com uma antecedência de duas ou três semanas.

Assim, se se confirmarem os rumores da visita no final de agosto, o Governo norte-americano apenas a deverá confirmar em meados desse mês.

O Governo polaco já confirmou que Donald Trump visitará a Polónia, aterrando a 31 de agosto em Varsóvia, para participar nas cerimónias que marcam os 80 anos da invasão da Alemanha nazi, em setembro de 1939, o que significa que no final de agosto o Presidente norte-americano estará na Europa.

Desde as eleições presidenciais portuguesas de 1976, quase todos os chefes de Estado norte-americanos realizaram visitas oficiais a Portugal. Jimmy Carter, em junho de 1980, Ronald Reagan, em maio de 1985, Bill Clinton, entre maio e junho do ano 2000, e Barack Obama, em novembro de 2010.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.