Carlo Ancelotti, técnico italiano de 57 anos, sagrou-se campeão da Bundesliga com o Bayern de Munique. O título na Alemanha foi o quarto país onde conquistou a respetiva Liga. Antes já tinha levantado o troféu em França (PSG), Inglaterra (Chelsea) e Itália (Milan).

Campeão em quatro ligas diferentes iguala, assim, o feito de José Mourinho, atual treinador do Manchester United, que se sagrou campeão nos campeonatos português (FC Porto), inglês (Chelsea), italiano (Inter de Milão) e espanhol (Real Madrid). No sábado, Ancelotti entrou neste reservado “clube” de treinadores onde estão também o austríaco Ernst Happel (venceu o campeonato alemão, holandês, belga e austríaco, e o italiano Giovanni Trapattoni, campeão em Itália, Alemanha, Portugal e Áustria).

Carlo Ancelotti é também apenas um dos sete homens a terem erguido a Taça dos Clubes Campeões Europeus (e Liga dos Campeões) como jogador e treinador e o segundo técnico, depois de Bob Paisley (Liverpool), a conquistar o troféu em três ocasiões.

Ivic, o treinador pentacampeão

Carlo Ancelloti e Mourinho, campeões “cavaleiros andantes” estão, no entanto, a um título do maior de todos. Nada mais, nada menos que Tomislav Ivic, treinador croata falecido em 2011 e que é bem conhecido dos portugueses. Foi campeão com Porto (venceu também a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental) e passou pelo Benfica

Ivic levou cinco equipas, de cincos países diferentes ao título nacional. Hajduk Split, na Jugoslávia (1974, 1975 e 1979); Ajax, na Holanda (1977), Anderlecht, na Bélgica (1981); FC Porto, em Portugal (1988) e Olympique de Marselha, em França (1992).

Ao longo de 37 anos como treinador de futebol, o croata esteve ao comando de equipas de 14 países, além de quatro seleções (Jugoslávia, Croácia, Emirados Árabes Unidos e Irão) e foi apontado em 2007 como técnico mais vitorioso da história do futebol europeu pelo jornal La Gazzetta dello Sport.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.