“Parabéns ao @FCPorto a primeira equipa portuguesa a conquistar o título de campeões na @UEFAYouthLeague. Mais uma vitória para #Portugal e para o desporto português. #UYL”, escreve o primeiro-ministro na sua conta oficial na rede social Twitter.

“É com grande alegria que felicito o FC Porto pela brilhante conquista da Youth League, a mais importante competição do futebol de formação europeu ao nível de clubes", começou por dizer Fernando Gomes, em declarações à página oficial da FPF.

O líder federativo enalteceu o trabalho desenvolvido pelo clube 'azul e branco': "Servido por jogadores de inegável brilhantismo e talento, que contribuíram e contribuem para as excelentes prestações e sucessos das nossas seleções nacionais de formação, o FC Porto demonstrou, coletivamente, no mais exigente dos palcos, todo o trabalho, talento e qualidade do jovem jogador nacional e do futebol português."

"O sucesso de Portugal depende da aposta feita nos jogadores jovens e, ao longo dos últimos anos, eles têm provado que merecem inequivocamente essa aposta. Esta grande vitória internacional do FC Porto representa, acima de tudo, o culminar de um trabalho coerente, sério e de enorme qualidade feito pelo clube", acrescentou Fernando gomes.

O FC Porto tornou-se hoje na primeira equipa portuguesa a conquistar a UEFA Youth League, ao derrotar na final, disputada em Nyon, na Suíça, os ingleses do Chelsea por 3-1.

Numa 'vingança' da meia-final da época passada, em que os 'dragões' foram afastados nas meias-finais pelos 'blues', o FC Porto adiantou-se no marcador na primeira parte por Fábio Vieira, aos 17 minutos, ainda permitiu o empate, por Daishawn Redan, aos 53, mas a resposta foi pronta e os portistas chegaram à vitória com golos de Diogo Queirós (55) e de Afonso Sousa (75).

Orientados pelo antigo defesa-esquerdo 'azul e branco' Mário Silva, os 'dragões' sucedem no palmarés ao FC Barcelona, vencedor em 2017/18, precisamente numa final frente ao Chelsea, que soma dois troféus conquistados, tal como os catalães.