O extremo, de 26 anos, tinha logrado a marca ‘redonda’ na receção vitoriosa ao Sporting de Braga (2-0), da 17.ª jornada da I Liga, e derradeira da primeira volta, numa carreira em que regista 23 golos e 13 assistências entre duas passagens pelo clube ‘azul e branco’.

Galeno saiu dos brasileiros do Grêmio Anápolis para rumar ao FC Porto em 2016/17 e foi inicialmente integrado na equipa B, intercalando o título de campeão nacional arrebatado pelo conjunto principal, em 2017/18, com cedências seguidas a Portimonense e Rio Ave.

Contratado pelo Sporting de Braga em 2019/20, o avançado venceu uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal nos minhotos e voltaria aos ‘dragões’ ao fim de dois anos e meio, numa transação avaliada em nove milhões de euros (ME), tendo crescido em influência.

Galeno passou a ser opção regular para o treinador Sérgio Conceição, com quem havia trabalhado em 2017/18, e ajudou o FC Porto a conquistar um campeonato, em 2021/22, duas Taças de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma inédita Taça da Liga.