Vas, de 22 anos, cumpriu os 152,5 quilómetros entre Bastogne, na Bélgica, e Amnéville em 3:46.51 horas, batendo sobre a meta três outras ciclistas creditadas com o mesmo tempo, com Niewiadoma em segundo e a alemã Liane Lippert (Movistar) em terceiro.

Vollering caiu nos últimos quilómetros da tirada e a equipa decidiu seguir em frente, protegendo Vas até à vitória, deixando a neerlandesa com pouco apoio na tentativa de mitigar os estragos, e o resultado deixa a campeã de 2023, e vencedora da Volta a Espanha já este ano, a 1.19 minutos da camisola amarela.

Niewiadoma lidera agora com 19 segundos de vantagem para a norte-americana Kristen Faulkner (EF-Oatly-Cannondale), campeã olímpica de fundo em Paris2024 que ocupa o segundo lugar, com a neerlandesa Puck Pieterse (Fenix-Deceuninck) em terceiro, a 22.

A anterior líder é agora nona, tendo as principais rivais ultrapassado a principal favorita ou ficado muito próximas, após quatro etapas em que se mostrou mais forte que as demais.

Na sexta-feira, a sexta de oito etapas liga Remiremont a Morteau em 159,2 quilómetros, com a montanha a testar as pernas das candidatas.