A formação bávara, que assegurou o 17.º cetro nos últimos 23 anos antes de receber o Borussia Mönchengladbach, soma 71 pontos, contra 64 do Leipzig, segundo classificado, que já só tem dois jogos por disputar.

Na história da competição, que se disputa desde 1902/03, o Bayern, pelo qual se sagrou campeão o português Tiago Dantas (dois jogos e 69 minutos), tem agora mais 22 ‘saladeiras’ do que o Nuremberga, segundo do ‘ranking’, com nove.

Mesmo a cumprir calendário, o Bayern Munique levou o jogo a sério e quis dar expressão ao domínio que tem tido na Bundesliga, competição que vence ininterruptamente há nove épocas e na qual soma, destacadamente, 31 campeonatos.

O avançado internacional polaco reforçou a liderança da ‘Bota de Ouro’, melhor marcador nos campeonatos europeus, ao atingir os 39 golos, a duas jornadas do final do campeonato, com mais 11 do que Messi (28), que tem mais três jornadas por disputar, e 12 do que Cristiano Ronaldo, a quatro rondas do final da Série A.

Hoje, Lewandowski marcou aos dois, 34 e 66 minutos, este de grande penalidade, numa goleada construída também por Thomas Mueller (23 minutos), Kingsley Coman (44), campeão em todas as épocas e clubes em seniores, e Leroy Sane (86), num jogo em que a equipa até ficou reduzida a 10, por expulsão de Nianzou, aos 75.

Com o título do Bayern também o médio português Tiago Dantas, de 20 anos, que no início da época foi cedido pelo Benfica, com opção de compra para o clube alemão, se sagrou campeão, depois de jogar alguns minutos em dois jogos.

A 32.ª jornada consagrou o Bayern e alimentou esperança ao Borussia Dortmund de ainda chegar a um dos quatro lugares de acesso à ‘Champions’, embora no domingo o Eintracht Frankfurt, de André Silva, possa recuperar a posição.

A duas jornadas do final, o Leipzig ocupa a segunda posição, com 64 pontos, seguido do Wolfsburgo, com 60, e Dortmund com 58, mais dois do que o Eintracht, que no domingo recebe o Mainz, 12.º classificado, cinco pontos acima do ‘play-off’ de manutenção.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.