* 10 de janeiro: Morre, em Nova Iorque, David Robert Jones, conhecido como David Bowie, célebre cantor e compositor inglês.

* 11 de janeiro: Realiza-se na Suíça a cerimónia de entrega do prémio FIFA Ballon d’Or. O vencedor do prémio foi, pela 5.ª vez, o argentino Lionel Messi.

* 24 de janeiro: Marcelo Rebelo de Sousa é eleito Presidente da República

* 11 de fevereiro: Investigadores do projeto LIGO anunciam a descoberta das ondas gravitacionais, previstas por Einstein na Teoria da Relatividade Geral.

* 12 de fevereiro: O Papa Francisco encontra-se em Cuba com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo. Nesse encontro, que foi o primeiro desde o Grande Cisma do Oriente de 1054, os dois líderes religiosos assinam uma declaração conjunta de união fraternal entre as duas igrejas.

* 19 de fevereiro: Morre Umberto Eco, célebre escritor italiano, autor de vários romances e ensaios, entre os quais «O nome da Rosa» e «O pêndulo de Foucault».

* 26 de fevereiro: O suíço Gianni Infantino é eleito presidente da FIFA, sucedendo a Joseph Blatter que se havia demitido na sequência de vários escândalos que o envolviam diretamente.

* 28 de fevereiro: Realiza-se em Los Angeles a 88.ª cerimónia de entrega dos Óscares. Na categoria de melhor filme venceu Spotlight; na de melhor ator foi Leonardo DiCaprio; e na de melhor atriz foi Brie Larson.

* 21 de março: Após quase 90 anos de uma relação conflituosa entre os Estados Unidos e Cuba, Barack Obama, Presidente norte-americano, faz uma visita histórica a esta ilha das Caraíbas.

* 22 de março: Atentados terroristas no aeroporto e no metro de Bruxelas, capital da Bélgica, provocam 35 mortos (incluindo 3 terroristas suicidas) e cerca de 300 feridos.

* 24 de março: Radovan Karadžić, ex-presidente da República da Sérvia, é condenado a 40 anos de prisão pela acusação de crimes de guerra e crimes contra a humanidade durante a Guerra da Bósnia, devido ao seu envolvimento no Massacre de Srebrenica.

* 3 de abril: Uma fuga de informação, que ficou conhecida como ‘Panama Papers’, revela um gigantesco escândalo de evasão fiscal a nível global, envolvendo milhões de documentos sobre movimentos financeiros e empresas offshore.

* 16 de abril: Um sismo de magnitude 7,8 atinge o Equador, provocando 659 vítimas mortais, 130 desaparecidos e mais de 12 mil feridos.

* 21 de abril: Morre Prince Rogers Nelson, conhecido como Prince, cantor norte-americano que ao longo da sua vida lançou mais de 35 discos em géneros tão diversos como rock, pop, hip hop, jazz ou soul.

* 14 de maio: A cantora Jamala, da Ucrânia, vence o 61.º Festival Eurovisão da Canção na Suécia com a música “1944”, o que gerou polémica pelo facto da vitória poder estar associada a motivos políticos.

* 28 de maio: O Real Madrid conquista a Liga dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League). Na final, realizada em Milão, Itália, a equipa do Real Madrid vence a sua vizinha Atlético de Madrid por desempate nas grandes penalidades.

* 3 de junho: Morre Muhammad Ali-Haj (nascido Cassius Marcellus Clay Jr.), célebre pugilista norte-americano, considerado como um dos maiores desportistas de sempre.

* 12 de junho: Um ataque a um bar gay na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, provoca cerca de 50 vítimas mortais e 53 feridos.

* 13 de junho: A multinacional norte-americana da informática Microsoft adquire a Linkedin por 26,2 mil milhões de dólares, a sua maior aquisição até então.

* 23 de junho: Num referendo histórico realizado no Reino Unido, a maioria da população vota pela saída do país da União Europeia (que ficou conhecido como o ‘Brexit’).

* 28 de junho: Um grupo de terroristas fazem um atentados no aeroporto de Istambul, na Turquia, e provocam 42 mortos e 239 feridos.

* 10 de julho: Termina o Campeonato Europeu de Futebol de 2016, realizado em França, o qual foi ganho por Portugal, que venceu na final a seleção do país anfitrião por 1-0.

* 13 de julho: Theresa May assume a chefia do governo britânico, após renúncia de David Cameron na sequência do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.

* 14 de julho: Um ataque terrorista na cidade francesa de Nice, reivindicado pelo Estado Islâmico, faz um total de 84 vítimas mortais e mais de 200 feridos.

* 15 de julho: Um grupo de militares opositores ao regime efetua uma tentativa de golpe de estado na Turquia contra o Presidente Erdoğan.

* 5 de agosto: Arrancam os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Três nomes ficam para a história: Michael Phelps, Usain Bolt e Simone Biles.

* 24 de agosto: Um terremoto com magnitude 6,2 atinge a região central da Itália, a cerca de 150 km a nordeste de Roma, provocando mais de 280 vítimas mortais e mais de 360 feridos.

* 31 de agosto: Dilma Roussef é destituída do cargo de presidente do Brasil e Michel Temer empossado como 37º presidente do país

*4 de setembro: Numa cerimónia no Vaticano, Madre Teresa de Calcutá é canonizada pelo Papa Francisco e passa a ser conhecida como Santa Teresa de Calcutá.

* 28 de setembro: Morre Shimon Peres, ex-primeiro primeiro ministro e ex-presidente de Israel, galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1994.

* 6 de outubro: António Guterres, ex primeiro ministro de Portugal, é ‘indicado’ por unanimidade e aclamação, pelo Conselho de Segurança da ONU, para futuro Secretário Geral desta organização.

* 13 de outubro: Bob Dylan recebe o Prémio Nobel da Literatura

* 7 de novembro: Arranca a primeira edição da Websummit em Lisboa

* 7 de novembro: Morre Leonard Cohen

* 8 de novembro: Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos da América

* 25 de novembro: Morre Fidel Castro

* 29 de novembro: O avião que transportava a equipa brasileira do Chapecoense cai em Medellín, na Colômbia.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.