O sorteio, que decorreu no Mónaco, ditou algumas regras como por exemplo, clubes da mesma federação não se podem encontrar na fase de grupos. O mesmo acontece com as equipas dos mesmos potes do sorteio.
O Benfica, campeão nacional, fica no Grupo D e vai defrontar o Inter, Salzburgo e a Real Sociedad.
O FC Porto vai jogar no Grupo H e terá como adversários, o Barcelona, Shakhtar Donetsk e o Antuérpia da Bélgica.
O SC Braga fica no Grupo C e joga contra o Nápoles, Real Madrid e o Union de Berlim, clube que se estreia na liga dos milhões.
Conheça a composição de todos os grupos (por ordem de sorteio):
Grupo A: Bayern de Munique; Manchester United; FC Copenhagen; Galatasaray
Grupo B: Sevilha FC; Arsenal FC; PSV Eindhoven; RC Lens
Grupo C: Nápoles; Real Madrid; SC Braga; FC Union Berlin
Grupo D: SL Benfica; Inter Milan; FC Salzburg; Real Sociedad
Grupo E: Feyenoord; Atlético de Madrid; SS Lazio; Celtic FC
Grupo F: Paris Saint-Germain; Borussia Dortmund; AC Milan; Newcastle United
Grupo G: Manchester City; RB Leipzig; Estrela Vermelha; BSC Young Boys
Grupo H: FC Barcelona; FC Porto; Shakhtar Donetsk; Royal Antwerp FC
A primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões terá lugar nos dias 19 e 20 de setembro. A segunda ronda disputa-se nos dias 3 e 4 de outubro, e a terceira em 24 e 25 de outubro. A quarta jornada realiza-se em 7 e 8 de novembro, a quinta está marcada para 28 e 29 de novembro, e a sexta e última ronda terá lugar a 12 e 13 de dezembro.
Passam à fase seguinte os dois primeiros classificados de cada grupo. Ao todo, são 32 equipas que vão disputar 96 jogos rumo à final que vai realizar-se no dia 1 de junho de 2024 no mítico Estádio de Wembley, em Londres.
Na próxima época, a UEFA quer alterar totalmente esta competição, acabando com a fase de grupos e aumentar para 36 o número de equipas.
Depois do sorteio, foi tempo de atribuir prémios de prestação na época passada.
Pep Guardiola foi eleito o melhor treinador da época 2022/23 pela UEFA e Sarina Wiegman a melhor treinadora.
A espanhola Aitana Bonmatí recebeu o prémio de melhor jogadora de futebol feminino do ano depois de uma grande época ao serviço do Barcelona que venceu a Champions League feminina. Bonmatí foi a melhor jogadora da competição. "Uma temporada inesquecível", disse a atleta de 25 anos que foi recentemente campeã do mundo em futebol pela seleção espanhola.
Por último, o avançado do Manchester City, Erling Haaland, recebeu o prémio de melhor jogador de futebol masculino do ano. O avançado norueguês marcou 52 golos em 53 jogos na primeira época ao serviço do City. "Estou a viver um sonho", disse o avançado de 23 anos.
(artigo atualizado às 19:40)
Comentários