Em Bucareste, Marcus Berg, aos 18 minutos, e Robin Quaison, aos 34, apontaram os tentos dos suecos.

O conjunto nórdico vai estar presente na fase final pela sétima vez, e sexta consecutiva, desde 2000, tendo como melhor registo a presença nas meias-finais em 1992 — como anfitriã, perdeu o acesso à final ao ser derrotada por 3-2 pela Alemanha.

Na classificação do Grupo F, que a Espanha já arrebatara, os suecos garantiram o segundo lugar, ao passarem a somar 18 pontos, menos cinco do que os espanhóis e mais quatro do que Roménia e Noruega. Ilhas Faroé e Malta contabilizam três.

Os dois primeiros de cada um dos 10 agrupamentos qualificam-se para a fase final, enquanto as restantes quatro vagas sairão dos ‘play-offs’, a disputar pelos quatro melhores classificados de cada uma das quatro ligas da primeira edição da Liga das Nações que não conseguirem o apuramento direto.

A fase final, para a qual já se tinham qualificado Bélgica, Itália, Rússia, Polónia, Ucrânia, Espanha, Turquia, França, Inglaterra, República Checa e a estreante Finlândia, realiza-se de 12 de junho a 12 de julho de 2020, em 12 cidades, de 12 países.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.