A cumprir a oitava presença consecutiva entre os ‘grandes’ da Europa – recorde luso – e 13.ª da sua história na ‘Champions’, a formação ‘encarnada’ começa na Luz, onde nunca entrou a perder, somando quatro vitórias e dois empates nas estreias caseiras.

Por seu lado, o Sporting, que está pela oitava vez na fase de grupos, arranca fora pela quarta vez e nunca ganhou em reduto alheio na primeira jornada, somando um empate, em 2014/15, com o Maribor, e duas derrotas, face a FC Barcelona e Real Madrid.

Na Luz, o Benfica procura dar um primeiro passo para manter o pleno de apuramentos na ‘era’ Rui Vitória, que arranca em casa pela terceira vez: em 2015/16, venceu o Astana por 2-0 e, na época passada, foi ‘empatado’ (1-1) pelo ex-benfiquista Talisca.

Face aos russos, o treinador ‘encarnado’ deverá ter Jonas e o regressado Grimaldo, mas ainda não poderá contar com Fejsa e Jardel, ambos lesionados.

Os ‘leões’ estreiam-se na Grécia, um ano depois de, já com Jorge Jesus, terem estado a ganhar no reduto do Real Madrid até aos 88 minutos, para, na parte final, acabarem derrotados por 2-1, por culpa de tentos de Cristiano Ronaldo e Morata.

Para o embate com os gregos, o técnico ‘leonino’ não pode contar com Fábio Coentrão e tem em dúvida Piccini, pelo que poderá ter de mexer nas duas laterais.

No Grupo A, do Benfica, o outro encontro realiza-se em Old Trafford, onde o ‘todo-poderoso’ Manchester United, de José Mourinho, enfrenta o Basileia e, no Grupo D, o jogo ‘grande’ está marcado para Nou Camp, com o FC Barcelona, de Lionel Messi, Nélson Semedo e André Gomes, a receber a Juventus.

O outro representante luso, o FC Porto, joga apenas quarta-feira, recebendo os turcos do Besiktas, de Pepe e Ricardo Quaresma, em embate do Grupo G, do qual também fazer parte Leipzig e Mónaco, que se defrontam na Alemanha.