A Fórmula 1 anunciou esta segunda-feira, 5 de fevereiro, mais pormenores sobre a retirada das chamadas “meninas da grelha”. As mulheres dão agora lugar às crianças, numa parceria com a FIA chamada “Grid Kids”, com o objetivo de fazer da cerimónia que antecede a corrida um evento “mais relevante e interessante para os fãs, especialmente os mais novos”, diz aquela entidade em comunicado.

Segundo a Fórmula 1, a iniciativa vai envolver os promotores locais do Grande Prémio, bem como as associações nacionais reconhecidas pela FIA, numa “oportunidade única para os jovens e as suas famílias”, que assim podem “fazer parte de um dos mais exclusivos e excitantes momentos de todo o fim-de-semana da prova”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado.

As crianças, que devem estas a competir em provas de karting ou fórmula júnior, serão selecionadas pelos clubes de desporto motorizado em que estejam inscritos, com base no mérito ou por sorteio. Os escolhidos irão acompanhar os 20 melhores condutores do mundo na grelha de partida.

A medida deverá vigorar já no início da próxima época.

Jean Todt, o presidente da FIA, diz que “a Fórmula 1 é o pináculo do desporto motorizado e o sonho de qualquer jovem corredor”. Por isso, “estamos encantados por poder aproximar esse sonho um bocadinho mais da realidade, dando aos futuros campeões a oportunidade de estar ao lado dos seus heróis na grelha na antecipação do início da corrida”.

Para a Federação Automóvel Internacional, esta é “uma excelente iniciativa que dá um apoio adicional” às associações nacionais que fazem parte da FIA na concretização dos esforços para “fazer crescer os desportos motorizados em todo o mundo através de uma recompensa única que podem disponibilizar aos jovens que participam nas séries nacionais”, acrescenta Todt.

Sean Bratches, diretor de operações comerciais da Fórmula 1, concorda. "Este será um momento extraordinário para estes miúdos", diz. Será uma "inspiração para continuar a conduzir, treinar e aprender para que possam sonhar um dia serem eles a estar ali. Há melhor maneira de inspirar a próxima geração de heróis do Fórmula 1?"

Os Grid Kids vão ser escolhidos para cada corrida e Fórmula 1 e, quando possível, diz a FIA em comunicado, também para as corridas de Fórmula 2 e 3. As crianças serão sempre acompanhadas pela família mais próxima, que terá acesso ao paddock nas corridas de domingo.

A Formula 1 decidiu acabar com a tradição de ter modelos nas pistas já a partir deste ano, regra que será também aplicada aos outros desportos motorizados que vão ter lugar durante os fins de semana de Grande Prémio.

Estas mulheres, normalmente muito bonitas, tinham a função de ficar na grelha, junto dos carros, a segurar um estandarte que identifica o piloto de determinada equipa. São também recrutadas para as sessões de autógrafos.

A Formula 1 considera que o tempo passado pelas equipas e pilotos na grelha, antes da corrida, é de celebração, onde convidados e artistas podem contribuir para o glamour e para o espetáculo do grande prémio. Aqui, adianta, promotores e parceiros podem exibir os seus países e produtos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.