Em encontro da segunda ronda, o tenista da Lourinhã, 121.º jogador mundial, bateu o 384.º da hierarquia por 1-6, 6-2 e 6-3, num embate que durou uma hora e 45 minutos.

O português entrou mal no encontro e perdeu o primeiro ‘set’ em apenas 28 minutos, ao ver o seu serviço ser quebrado por duas vezes, no quarto jogo e no sexto.

Depois de não ter conquistado qualquer ponto de ‘break’ no primeiro parcial, Gastão Elias aproveitou o primeiro que teve no segundo, para, então, fazer o 2-0 e embalar para empatar o encontro, com um 6-2, após novo ‘break’, no oitavo jogo.

Embalado, o português voltou a chegar a 2-0 no terceiro parcial, o colombiano ainda recuperou o ‘break’, mas, logo a seguir, o número 2 português fez o 3-1 e, depois, controlou a vantagem até final, vencendo por 6-3, ao segundo ‘match point’.

Nos quartos de final, Gastão Elias vai medir forças com o vencedor do embate entre os argentinos Guido Pella, 66.º jogador mundial e segundo cabeça de série, e Federico Coria, 240.º fa tabela ATP.

Nos últimos quatro ‘challengers’ em que participou, Elias chegou sempre, pelo menos, aos quartos de final, sagrando-se vencedor em Campinas (Brasil) e sendo semifinalista em Buenos Aires (Argentina) e Guayaquil (Equador).