A escolha foi feita pelo painel técnico de observadores do organismo regulador do futebol europeu, num grupo que integra apenas jogadores dos finalistas, Chelsea e Arsenal, dos alemães do Eintracht Frankfurt, eliminados nas meias-finais, e do Benfica.

A equipa campeã portuguesa começou a época na Liga dos Campeões, competição da qual ‘caiu’ para a Liga Europa, na qual afastou Galatasaray e Dínamo de Zagreb, antes de ser eliminada pelo Frankfurt.

João Félix, um dos escolhidos pela UEFA, esteve em seis jogos da Liga Europa, entre os quais um como suplente utilizado e os outros a titular, e marcou um 'hat trick' na vitória por 4-2 no Estádio da Luz sobre o Eintracht, na primeira mão dos quartos de final.

O jogador, proveniente da formação do clube, tornou-se, aos 19 anos, o mais jovem jogador português a fazer três golos num jogo das competições europeias.

O lateral esquerdo Grimaldo fez cinco jogos na Liga Europa e no único jogo em que foi suplente utilizado marcou um dos golos na vitória frente ao Dínamo Zagreb, por 3-0, após prolongamento.

O Chelsea, que venceu na final o Arsenal por 4-1, conta com oito jogadores no grupo escolhido pela UEFA, seguido do Eintracht Frankfurt, com cinco, do Arsenal, com três, e do Benfica, com dois.

Lista de 18 futebolistas escolhidos pelo painel técnico da UEFA:

- Guarda-redes: Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt/Ale) e Kepa Arrizabalaga (Chelsea/Ing).

- Defesas: Alex Grimaldo (Benfica), Sead Kolašinac (Arsenal/Ing), Laurent Koscielny (Arsenal/Ing), David Luiz (Chelsea/Ing), César Azpilicueta (Chelsea/Ing) e Danny da Costa (Eintracht Frankfurt).

- Médios: Makoto Hasebe (Eintracht Frankfurt/Ale), Filip Kostić (Eintracht Frankfurt/Ale), Jorginho (Chelsea/Ing) e N'Golo Kanté (Chelsea/Ing).

- Avançados: Pierre-Emerick Aubameyang (Arsenal), Olivier Giroud (Chelsea/Ing), Luka Jović (Eintracht Frankfurt), João Félix (Benfica/Ing), Pedro Rodriguez (Chelsea/Ing) e Eden Hazard (Chelsea/Ing).